Falaremos de início sobre a Atividade de Praxis Pedagógica
(APP). Pensando justamente nos estudantes que estão ingressando no nosso curso
de Pedagogia no primeiro semestre. Espero que gostem dos materiais e ajudaremos no que for possível através dos
comentários.
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O componente curricular “Atividades de
Práxis Pedagógica - APP” se caracteriza por considerar todas as experiências de
práxis-pedagógica, em espaços escolares e não-escolares, realizada pelos
estudantes, através de vivências, nas mais diferentes áreas do campo
educacional, possibilitando aprofundamentos e diversificação de estudos,
experiências e utilização de recursos pedagógicos e a utilização de espaços
diversificados como fontes de conhecimento, extrapolando os espaços formais de
realização da prática pedagógica.
A atividade tem como objetivo que o
estudante do curso de Pedagogia possa apurar o olhar na identificação das ações
educativas e experiências pessoais e profissionais como referência de abordagem
conceitual e metodológica dos componentes curriculares do curso.
A atividade também poderá servir de
base para definição de temáticas significativas da realidade educacional/
social como base de sustentação da discussão conceitual, da produção científica
e das propostas de intervenção na realidade. Assim, o objeto educacional é o
ponto de referência básico para o qual deverão convergir as discussões e demais
atividades de todos os componentes curriculares.
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Alguns detalhamentos:
- A atividade tem natureza de iniciação em pesquisa
científica e, portanto, tem natureza interdisciplinar;
- Cada semestre tem um tema gerador escolhido pelos
professores, tendo em vista sua pertinência e relevância para a área de
Educação, articulado com os componentes curriculares do semestre;
- A partir do tema gerador cada grupo deverá escolher
um sub-tema;
- A atividade será realizada com a coordenação de um
professor de cada semestre e orientada por todos os professores do semestre
letivo;
- O professor-coordenador das APP deverá estar
disponível 3 horas semanais para planejamento e organização das APP e
atendimento para orientação dos estudantes;
- O professor-coordenador das APP agendará dia
específico de orientação com os grupos;
- Os
trabalhos dos grupos serão socializados, com toda a turma e professores, durante
uma semana, escolhida pelo colegiado e marcada previamente no calendário
acadêmico;
- A
avaliação será processual e levará em conta o processo, a socialização e o trabalho
escrito;
- Os
professores do semestre e as respectivas turmas deverão estabelecer critérios
para a auto-avaliação dos grupos;
- As avaliações
e auto-avaliações deverão gerar uma nota de cada professor e de cada grupo,
respectivamente;
- A média
das notas dos professores e da auto-avaliação será a terceira nota do estudante
no semestre letivo em todos os componentes curriculares do semestre.
Dúvidas e sugestões serão respondidas na medida do possível, a partir dos comentários.
Até mais!
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