Continuando nossa série sobre as diretrizes básicas sobre as atividades interdisciplinares do nosso curso, falaremos dessa vez sobre as Atividades Teórico-Práticas (ATP). A partir das diretrizes postadas, podemos discutir todas elas através dos comentários.
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O componente curricular
“Atividades teórico/práticas - ATP” se caracteriza por considerar todas as
experiências de práxis-pedagógica, em espaços escolares e não-escolares,
realizada pelos estudantes, através de vivências, nas mais diferentes áreas do
campo educacional, possibilitando aprofundamentos e diversificação de estudos,
experiências e utilização de recursos pedagógicos e de espaços diversificados
como fontes de conhecimento, extrapolando os espaços formais de realização da
prática pedagógica.
A atividade tem como
objetivo que o estudante do curso de Pedagogia possa apurar o olhar na
identificação das ações educativas e experiências pessoais e profissionais como
referência de abordagem conceitual e metodológica dos componentes curriculares
do curso.
A atividade também poderá
servir de base para definição de temáticas significativas da realidade
educacional/social como sustentação da discussão conceitual, da produção
científica e das propostas de intervenção na realidade. Assim, o objeto
educacional é o ponto de referência básico para o qual deverão convergir as
discussões e demais atividades de todos os componentes curriculares.
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Seguem alguns detalhamentos sobre a ATP:
- A atividade tem natureza de iniciação em pesquisa
científica e, portanto, tem natureza interdisciplinar;
- Cada semestre tem um tema gerador escolhido pelos
professores, tendo em vista sua pertinência e relevância para a área de
Educação, articulado com os componentes curriculares do semestre;
- A partir do tema gerador cada grupo deverá
escolher um sub-tema;
- A atividade será realizada com a coordenação de
um professor de cada semestre e orientada por todos os professores do semestre
letivo;
- O professor-coordenador das ATP deverá estar
disponível 3 horas semanais para planejamento e organização das ATP e
atendimento para orientação dos estudantes;
O professor-coordenador das ATP agendará dia
específico de orientação com os grupos;
- Os trabalhos deverão ter como registro escrito um
texto científico, cujo tipo deverá ser escolhido pelos professores do semestre,
obedecendo as regras das normas culta e técnica.
- O tipo de texto científico será diferente para
cada semestre, decidido pelos seus professores;
- Os trabalhos dos grupos serão socializados, com
toda a turma e professores, durante uma semana, escolhida pelo colegiado e
marcada previamente no calendário acadêmico;
- A metodologia da socialização dos trabalhos será
definida pelos professores do semestre, antes do início do semestre letivo;
- A avaliação será processual e levará em conta o
processo, a socialização e o trabalho escrito;
- Os professores do semestre e as respectivas
turmas deverão estabelecer critérios para a auto-avaliação dos grupos;
- A média das notas dos professores e da
auto-avaliação será a terceira nota do estudante no semestre letivo em todos os
componentes curriculares do semestre.
Dito isso, esperamos dúvidas e sugestões nos comentários.
Até as próximas!
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