quarta-feira, 2 de novembro de 2011

ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS – ATP [DIRETRIZES]

    Continuando nossa série sobre as diretrizes básicas sobre as atividades interdisciplinares do nosso curso, falaremos dessa vez sobre as Atividades Teórico-Práticas (ATP). A partir das diretrizes postadas, podemos discutir todas elas através dos comentários.



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O componente curricular “Atividades teórico/práticas - ATP” se caracteriza por considerar todas as experiências de práxis-pedagógica, em espaços escolares e não-escolares, realizada pelos estudantes, através de vivências, nas mais diferentes áreas do campo educacional, possibilitando aprofundamentos e diversificação de estudos, experiências e utilização de recursos pedagógicos e de espaços diversificados como fontes de conhecimento, extrapolando os espaços formais de realização da prática pedagógica.

A atividade tem como objetivo que o estudante do curso de Pedagogia possa apurar o olhar na identificação das ações educativas e experiências pessoais e profissionais como referência de abordagem conceitual e metodológica dos componentes curriculares do curso.

A atividade também poderá servir de base para definição de temáticas significativas da realidade educacional/social como sustentação da discussão conceitual, da produção científica e das propostas de intervenção na realidade. Assim, o objeto educacional é o ponto de referência básico para o qual deverão convergir as discussões e demais atividades de todos os componentes curriculares.

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Seguem alguns detalhamentos sobre a ATP:

- A atividade tem natureza de iniciação em pesquisa científica e, portanto, tem natureza interdisciplinar;

- Cada semestre tem um tema gerador escolhido pelos professores, tendo em vista sua pertinência e relevância para a área de Educação, articulado com os componentes curriculares do semestre;

- A partir do tema gerador cada grupo deverá escolher um sub-tema;

- A atividade será realizada com a coordenação de um professor de cada semestre e orientada por todos os professores do semestre letivo;

- O professor-coordenador das ATP deverá estar disponível 3 horas semanais para planejamento e organização das ATP e atendimento para orientação dos estudantes;

O professor-coordenador das ATP agendará dia específico de orientação com os grupos;

- Os trabalhos deverão ter como registro escrito um texto científico, cujo tipo deverá ser escolhido pelos professores do semestre, obedecendo as regras das normas culta e técnica.

- O tipo de texto científico será diferente para cada semestre, decidido pelos seus professores;

- Os trabalhos dos grupos serão socializados, com toda a turma e professores, durante uma semana, escolhida pelo colegiado e marcada previamente no calendário acadêmico;

- A metodologia da socialização dos trabalhos será definida pelos professores do semestre, antes do início do semestre letivo;

- A avaliação será processual e levará em conta o processo, a socialização e o trabalho escrito;

- Os professores do semestre e as respectivas turmas deverão estabelecer critérios para a auto-avaliação dos grupos;

- A média das notas dos professores e da auto-avaliação será a terceira nota do estudante no semestre letivo em todos os componentes curriculares do semestre.



Dito isso, esperamos dúvidas e sugestões nos comentários.

Até as próximas!

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